Produto feito sob demanda, Vamos imprimir este livro exclusivamente para você! Mas precisamos que acrescente 10 dias úteis ao prazo do frete da transportadora
"Em Mães faltosas crônicas e outras histórias, Vanisa Moret Santos retrata uma miríade de experiências, de encontros e de desencontros que fazem da existência feminina um poço de contradições e de riqueza subjetiva. Usando de sua sensibilidade e domínio da escrita, Vanisa demonstra os destinos possíveis que encontramos para nossas angústias e enigmas. Com um texto leve e atraente, Mães faltosas crônicas e outras histórias, acerta em cheio uma das questões mais prementes de nossa época: como conciliar o ideal d’A Mãe ainda vigente com a figura real e falível da mulher que o encarna? O adoecimento tem sido a resposta comum, como muitas vezes atestamos em nossas clínicas. Mas, ao fazer valer o exercício da escrita, a autora também atesta uma saída menos capturada pelo imaginário e mais afeita aos laços que podem nos curar. Textos recomendados especificamente para quem é mãe, pretende sê-lo ou já teve uma! Sim, esses assuntos nos concernem a todos.
Ótima leitura a todos".
Vera Iaconelli, psicanalista, membro da Escola do Campo Lacaniano de São Paulo, diretora do Instituto Gerar, Colunista da Folha de São Paulo.
COMENTÁRIOS: A autora, errantemente herética, desafia o verbo mãe, libertando os códigos da gramática feminina materna. Comovente. Kátia Sento Sé Mello Deixando de lado clichês, Vanisa Moret Santos dá lugar para o “tornar-se mulher” num antes e depois da maternidade e expõe a fragmentação do mundo feminino. Jair E. A. Ribeiro Risos, lágrimas, melodias, questionamentos, divagações, a prosa poética da autora nos remete a uma infinidade de sentimentos tal qual uma madeleine de Proust. Joana Lima Silva Nas páginas deste livro desfilam achados do inconsciente que evocam a todo o instante o enigma da mãe. José Maurício Loures Através de seus escritos sobre o desejo feminino para além da maternidade, a autora toca nas agruras e alegrias que costumam sacralizar ou, pelo contrário, demonizar as “mãelheres”. Vera Stocco
APRESENTAÇÃO DO LIVRO RESUMIDA: A contínua observação dos fatos da vida envolvendo mulheres e mães de todos os lugares, idades, classes sociais, etnias e até gêneros precisava ser colocada em palavras. O que isso produziu em mim precisava se livrar, ou eu seria apenas mais uma espectadora na janela, vendo a banda passar. Banais ou até mesmo triviais, as histórias foram surgindo devagar. Como flashes de realidades, iam se misturando aos fatos não necessariamente reais. Aos poucos, tornavam-se complexas. Uma linha fina entre personagens e fatos seguia costurando enredos, recriando vazios. Tessitura que resultou em um escrito híbrido que teve inspirações diversas, de versos, de sonhos, falhas, filhas, filhos, folhas, amigas, livros, canções, filmes, vizinhanças, lugares públicos, mídias sociais, família e, como não poderia faltar, a história daquela que chamei de mãe.
Sumário:
2. A pia 23
3. Há falta 29
4. Culpada ou Ab sou ouvida? 37
5. O corte 53
6. Eu sou Portela, e daí? 59
7. Má mãe 67
8. Abismo 79
9. Grupo familiar 87
10. Natal 93
11. U.T.I.
Loja de Livros Atos e Divãs, de Antonio Quinet, é uma editora e livraria dedicada à literatura e psicanálise. Livros sobre psicanálise clínica, psicanálise, psicologia, para psicanalistas e psicólogos. Por uma Psicanálise mais acessível, com rigor teórico.